Kaizen - Ótima Estratégia e Gestão
Kaizen

Uma grande ferramenta utilizada para construir a cultura Lean é o Kaizen, que integra pessoas multidisciplinares no desafio de atingir objetivos específicos de melhoria estabelecidos pela direção nas áreas da empresa. O Kaizen é uma ferramenta estrutural do Lean e tem como um de seus principais objetivos consolidar a cultura Lean pela prática contínua da melhoria.

A palavra Kaizen é formada pelo prefixo “kai”,que significa mudar, e pelo sufixo “zen”, que significa estar bem, estar melhor. Resumindo: kaizen quer dizer “mudar para melhor” ou “melhoria contínua”.

O Kaizen é justamente uma das principais ferramentas utilizadas para implementar os conceitos do Lean dentro da organização. É focado em esforços continuados na busca de melhorias, envolvendo trabalho em equipes, das quais participam pessoas de toda a organização – desde a alta gerência até operadores, sem distinção – criando um ambiente de alto comprometimento e apresentando resultados sem investimentos, de forma simples e rápida.

Os Kaizens possuem diversos formatos e aplicações. Uma forma muito eficaz de aplicar os conceitos do Lean e do Six Sigma consiste em realizar melhorias através de Semanas Kaizen, quando as equipes são treinadas nos conceitos Lean Six Sigma, aprendem técnicas para analisar a “situação atual” e, a partir das observações obtidas no local do trabalho, identificam oportunidades de melhoria e definem ações de melhoria que são implementadas na mesma semana. No último dia do Kaizen são feitas as apresentações dos trabalhos realizados e dos resultados obtidos para a alta direção da empresa, assim como é conduzido o reconhecimento do trabalho da equipe.